sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Representação digital da informação

A representação digital da informação é a primeira característica dos sistemas multimédia. Reduzir os media, que estimulam os nossos sentidos, a padrões de dígitos binários que são manipulados pelos computadores…


O sistema binário ou base 2, é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1).


O sistema decimal é um sistema de numeração posicional que utiliza a base dez.
Baseia-se em uma numeração de posição, onde os dez algarismos indo-arábicos : 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 servem a contar unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. Contrariamente à numeração romana, o algarismo árabe tem um valor diferente segundo sua posição no número: assim, em 111, o primeiro algarismo significa 100, o segundo algarismo 10 e o terceiro 1, enquanto que em VIII (oito em numeração romana) os três I significam todos 1.


As grandezas utilizadas na informática

Actualmente existem diversas grandezas informáticas, como podemos observar na tabela abaixo:


 

Tabela ASCII



ASCII é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.
A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controlo atualmente não utilizáveis para edição de texto porem amplamente utilizado em dispositivos de comunicação, que afetam o processamento do texto. Exceto pelo caractere de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis.






quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Multimédia

Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmica (vídeo, áudio, animação). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, facto que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber

Tipos de media
Estáticos
 Os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos.

O texto constitui a forma mais utilizada de divulgação de informação em diversos meios e formatos;
 O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como por exemplo, o Micrososft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.

Os gráficos e as imagens podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.


Dinâmicos
 Os tipos de media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.

 Áudio corresponde reprodução electrónica do som nos formatos analógico e digital

O Vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.
O vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital.  
 Formato analógico: vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico.
Formato digital: vídeo criado por uma câmara de vídeo
digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.


A Animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
 Actualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.


Capturados:
• Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do
exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som),
através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners,
as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.


Sintetizados:
• Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (texto,
gráficos e animações).

OFFLINE: A divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento.

ONLINE: disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através:

- Da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes
(World Wide Web).
- A divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação multimédia.














quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Principais técnicas de biometria

A biometria é uma tecnologia de segurança baseada no reconhecimento de uma característica física e intransmissível das pessoas, como por exemplo, a impressão digital.


Geometria da Mão

Os dispositivos biométricos da mão são rápidos, de fácil operação e baseiam - se nas medidas
da mão do usuário. Ideal para ambiente onde o acesso a áreas restritas necessita de ser rápido
e seguro como no controle de acesso de funcionários de uma empresa.



Íris

Baseada nos anéis coloridos do tecido que circunda a pupila, é considerada a menos
intrusiva das tecnologias que envolvem o uso dos olhos para identificação, pois não
requer um contacto muito próximo com o dispositivo de leitura como no caso da retina.
Outro factor que agrada aos usuários é que não é necessário retirar os óculos para fazer a
leitura da íris.




Face

A autenticação é realizada através de uma câmara digital, que captura as características da
face e da sua estrutura óssea. Um dado interessante é que os grandes casinos investiram
muito nesta tecnologia e criaram um banco de imagens de celebridades para sua rápida
identificação, de forma a garantir sua segurança pessoal. O uso de óculos, por exemplo,
pode dificultar o processo de reconhecimento.





Assinatura

O processo de autenticação consiste em analisar características tais como velocidade e
pressão de uma assinatura. Os usuários desta tecnologia identificam-se bastante com o
processo, por já estarem acostumados a utilizar a assinatura como meio de autenticação.




Impressão Digital

A impressão digital é composta por vários sulcos, que na sua formação apresentam
diferenças chamadas de pontos de minúcias, ou seja, aquelas partes em que
os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam abruptamente (terminação). Cada um
desses pontos tem características únicas, que podem ser medidas. Ao compararmos duas
impressões digitais podemos determinar seguramente se pertencem a pessoas distintas, baseados nos
pontos de minúcias. Há muitos anos os institutos oficiais de identificação de diversos
países já realizam o reconhecimento de pessoas através do sistema de análise da impressão
digital.











Biometria

  A Biometria é associada à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que é a robótica?

Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, electrónica e computação,que actualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais  as pessoas utilizam os robôs para as suas tarefas.


Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos peritos e os nossos fenómenos cognitivos. 
Algumas aplicações da Inteligência artificial são: máquinas de jogos, sistemas periciais, reconhecimento de voz e processamento da linguagem natural, redes neuronais e navegação de robôs móveis.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ergonomia

A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo ao seu operador e à tarefa que ele realiza. Pode-se dizer que a ergonomia está na origem da usabilidade, pois quanto mais adaptado for o sistema interactivo, maiores serão os níveis de eficácia, eficiência e satisfação alcançado pelo usuário durante o uso do sistema.
O desenvolvimento de equipamentos cada vez mais adaptados ao utilizador e às suas funções é o resultado dos estudos efectuados pela ergonomia. Desta forma, evitam-se situações de mal-estar no utilizador criadas pelos equipamentos de realidade virtual (peso,dimensões,…).