sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fontes tipográficas

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho.Assim as fontes tipográficas são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas e são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.




Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outros.




A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Tipicamente, os textos com serifa são usados em blocos de texto (como romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
As fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavras individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos.





Tipos de fontes


Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.

As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.






As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser representadas ( redering) para qualquer tamanho se forem requisitadas; contêm informação para construir os seus contornos através
de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspecto sólido de formas contínuas; podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas.
Existem 3 tipos de fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.





 Arial



Arial é uma família tipográfica sem serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida).
A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype.





Times New Roman

A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo . O seu nome faz referência ao jornal (Times) e ao fato de ser uma releitura das antigas tipografias clássicas.
Os desenhos originais foram feitos por Victor Lardent, sob a supervisão de Stanley Morison, no próprio jornal The Times. A fonte então passou por um extenso período de aperfeiçoamento e revisão no escritório da Monotype, uma empresa especializada no desenho de tipos.legibilidade, misturando curvas clássicas e serifas, o que permite que seja usada tanto em livros e revistas quanto em textos publicitários e até relatórios de empresa




Garamond


As letras de Claude Garamond estão entre os caracteres mais usados no mundo ocidental. Muitos peritos posicionam as suas romanas entre os mais belos tipos metálicos jamais concebidos, pois estes mostram um soberbo equilíbrio entre elegância e funcionalidade.
Contudo, apesar do seu significado histórico e contemporâneo, as letras genuínas de Claude Garamond só foram identificadas correctamente há cerca de 60 anos.


 


Calibri


Calibri é uma família tipográfica sem serifas. O designer da família criada para a Microsoft foi de Lucas de Groot, para se beneficiar da tecnologia de renderização Clear Type da empresa. Calibri é uma das seis novas famílias tipográficas ocidentais da coleção ClearType distribuídas com o Windows Vista, e a primeira sem serifa a ser utilizada como a fonte padrão do Microsoft Word.
Em 2005, a fonte ganhou um prémio na competição de design de tipos do Type Directors Club. Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, Calibri era a fonte mais popular para e-mail, mensagens instantâneas e apresentações de PowerPoint. Os entrevistados também demonstraram uma alta aceitação ao uso da fonte na Internet, quando apresentados a uma imagem com um bloco de texto em várias famílias tipográficas diferentes.